segunda-feira, 4 de maio de 2015

Pinhão.


Posso dizer sem sombra de dúvidas, que o pinhão faz parte de algumas das melhores lembranças da minha infância.
Se eu fechar os olhos, consigo voltar no tempo...meu pai e eu, acordando cedo, tomando um cafézinho preto pra começar o dia, comendo um ovo cozido com a gema molinha, ouvindo a rádio tocando as músicas da época, lá em São Bento do Sul, SC. Um frio "de rachar o cano da bota", mas estávamos animados, pois iríamos "catar" pinhão.
Podia ter geada, vento gelado, dedo doendo de frio e os lábios partidos, mas nada disso atrapalhava e nem tirava nossa alegria.
Minha mãe me enchia de roupa, e uma botina pra deixar meus pés quentinhos, meu pai levava minha bolsa com um lanchinho e assim começava nossa caminhada. E era longa. Não faço idéia de quantos quilometros a gente percorria, e nem quanto tempo a gente andava, mas sei que durava a manhã toda, e era diversão do início ao fim. Atravessava um rio com água congelante, subia morros, descia pelas pedras, e assim passava o tempo. A gente voltava pra casa, com as bolsas cheias de pinhão, cansados, mas a felicidade transbordava. 
Depois de adulta, passeando por São Bento do Sul, voltei a antiga casa que morava, e fiquei olhando aquele morro e pensando em tudo que já tinha passado lá, quantas caminhadas, tombos, risadas, quanta alegria!!! 
Até me surpreendi com aquela trilha, pois hoje em dia, me canso só de olhar. E antigamente, nunca reclamei por ter que ir caminhando, kkkkkkkk. 
Hoje, compro o pinhão no supermercado ou com esses vendedores de rua, ainda continuo achando uma delícia, torço pro inverno chegar logo, para que eu possa aproveitar, e sinto toda vez, aquele "gostinho de infância", um sabor que traz lembranças. 
Eu tenho minha preferência pelo pinhão cozido na panela de pressão, mas existem várias formas de preparo, na chapa do fogão a lenha, ou até assado no fogo de chão mesmo, com os próprios gravetos da araucária.
Pode ser usado também no preparo de outros alimentos, como o Entrevero, que é uma mistura de carnes e legumes, strogonoff de pinhão, paçoca...olha, idéias não faltam. 

Bom, já escrevi bastante hoje...e foi uma delícia relembrar.
Quem sabe eu faço uma receitinha usando o pinhão e compartilho com vocês também.
Bjinhos e até o próximo post.




Nenhum comentário:

Postar um comentário