quinta-feira, 12 de março de 2015

Biomassa.



Conheci essa tal de "Biomassa" através do Instagram, muita gente postando fotos usando a biomassa em diversos preparos, como brigadeiro, bolos, vitaminas, mas o que mais me surpreendeu foi uma receita de Strogonoff, que vi no programa da Bela Gil.
E fiquei com aquela vontade na cabeça, querendo experimentar essa novidade, até que fui pesquisar e decidi que necessito preciso provar. 
Depois da conversa com a minha médica gastroenterologista, ela me disse que tenho algumas difculdades de absorção, e também por isso, vou fazer uso da biomassa.
São só vantagens, vou citar algumas aqui:

1 - Melhora o funcionamento do intestino
2 - Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico.
3 - Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.
4 - Reduz a absorção de gordura da dieta.
5 - Reduz a absorção de glicose da dieta.
6 - Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite, maionese porque, ela funciona como um espessante.
7 - Nas preparações sem glúten, ela melhora a textura deixando as preparações mais macias.
8 - Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.

Indicado para quem tem intolerância alimentar:
Por auxiliar na recuperação da saúde intestinal e impedir a absorção de gordura e açúcar na dieta, a biomassa é indicada para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten, à lactose. Recuperando a saúde intestinal, o organismo fica mais protegido e mais fortalecido para a digestão de alimentos permitidos, reduzindo os sintomas da intolerância.

A biomassa pode ser consumida para todos, desde crianças, adultos, gestantes, nutrizes e idosos. Não há contraindicação, apenas adequações de consumo diário . É muito benéfica à saúde e deve ser introduzida no dia a dia. É indicado o consumo de 2 a 4 colheres de sopa ao dia.
A biomassa, pode ser usada para substituir o leite condensado, creme de leite, entre outros ingredientes, em diversas receitas. E dei uma olhada rápida na internet, eu percebi que o não falta, são sugestões. 
Agora vou ensinar como preparar a biomassa:
Ingredientes
10 bananas nanicas bem verdes
Modo de preparo
- Corte 10 bananas nanicas pela ponta sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
- Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão de 7 litros. Coloque as bananas com casca na água fervente (para criar choque térmico).
- Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até 20 minutos de cocção.
- Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
- Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar.
- Triture a polpa até ficar homogênea, adicionando água mineral suficiente para deixar virar um creme.
- Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses em vasilhas de vidro ou na vasilha de gelo (tem de ser de plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou micro-organismos). 

Eu quis compartilhar logo de cara, as vantagens do consumo da biomassa, mas em breve vou postar algumas receitas também. Peço a compreensão de vocês caso eu demore para postar, pois estou organizando mais uma mudança (de casa), então talvez eu não tenha como postar com frequência. Assim que eu estiver com tudo em dia novamente, o blog volta ao normal.
Até o próximo post...
Bjinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário