quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Alimentos orgânicos





Hoje quero falar um pouco sobre um assunto que pode ser considerado por muitos, como frescura. Ou as vezes na correria do dia a dia, passa despercebido, e na hora de fazer as compras, acaba sendo tudo no automático.
Lá na década de 80, quando nasci, morávamos no sítio. Meus avós e meus pais, cultivavam o próprio alimento. E o que não era produzido na própria lavoura, era trocado com outros vizinhos. Cresci sendo alimentada, com o mais natural possível. Não tinha leite pasteurizado, alimentos transgênicos...tudo foi aparecendo com o tempo e com a necessidade da população em produzir cada vez mais.
A alimentação mudou tanto, que há algum tempo atrás, quem procurava por alimentos orgânicos, era considerado "natureba". E hoje voltou a ser uma preocupação de muita gente.
E não é uma preocupação a toa, afinal, o Brasil é considerado 1° lugar no ranking de países que mais usam agrotóxico.
Diabetes, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos estão associados a contaminação por agrotóxicos.
Existe uma lista  dos alimentos que são campeões de agrotóxicos, entre eles estão:
Pimentão, morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi, beterraba, couve, mamão, tomate e laranja.
Desde 2011, os produtos que são comercializados no varejo, tem na embalagem o selo de "Produto Orgânico Brasil", do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Já no caso dos pequenos produtores, ou nas feirinhas, como temos aqui na nosssa cidade, a exigência é de uma certificação específica, também emitida pelo Ministério da Agricultura.
Os alimentos orgânicos não influenciam apenas na saúde, mas também beleza, bem estar...melhora da disposição, aumento da imunidade, bom funcionamento do intestino, aspecto do cabelo, pele e unhas. 
Se vocês pararem para pensar, a alimentação orgânica só traz benefícios.
Pode ser um pouco mais cara sim, mas é um custo que compensa.
Na minha opinião, o sabor também é diferente, e se faz bem, porque não mudar os hábitos?

Bjinhos, até mais!!!

3 comentários:

  1. Você sempre preocupada com esse lado bom da vida né?!
    Tenho admiração em vc por isso, lendo e escrevendo sobre.
    Seus cuidados serão refletidos mais pra frente.
    Obrigada por sempre cuidar da minha saúde, por se interessar tanto em meus próprios interesses.
    beijos.
    Continue assim, escrevendo e aparecendo aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😍😍😍 fiquei feliz agora kkkkk...obrigada sempre

      Excluir
    2. Fiquei feliz agora..obrigada sempreeee.

      Excluir