sexta-feira, 20 de abril de 2012

Café Colonial

Imagem retirada da internet.



café colonial é uma refeição típica das cidades brasileiras de origem alemã como na maioria das cidades catarinenses e em algumas cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul, como Gramado, Canela...entre outros.
Em Santa Catarina, das Serras ao Litoral, é possível degustar as inúmeras delícias do café colonial não apenas em Joinville e Blumenau, mas em quase todas as cidades do Estado, mesmo nas que não tiveram colonização germânica. Pode-se até escolher no mapa rodoviário, ou mesmo pelo alfabeto, por qual delas se deseja começar.
Apesar do nome, o café colonial é uma refeição que não tem a finalidade exclusiva de um café da manhã, podendo ser degustada a qualquer momento.
Constitui-se de uma mesa farta composta de alimentos como pães variados, manteiga, queijos, bolos, presunto,embutidos, leite, café, chocolate quente, vinho, salsicha bock, cuca, carne de porco, rosca de polvilho, biscoitos, keschmier e mel, entre outros. A maioria dos produtos é artesanal e de produção caseira.
Noutras regiões brasileiras, especialmente rurais, a composição do chamado café colonial pode variar, nunca perdendo todavia o sentido de café-da-manhã bem farto.

Um comentário:

  1. Regi, amo café colonial, kkkkkkk. Quem não ia gostar né?!

    Quando morei no sul, aproveitei muito. Bjconas

    ResponderExcluir