quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nhoque da fortuna...

Ontem a noite, estava pensando em fazer o "tal" do nhoque, porque me lembrei que quando eu era criança, e passava minhas férias em Ouro Verde d'Oeste, minha tia queridona, chamada carinhosamente de "Tia Gorda" (mesmo sendo magrinha), sempre fazia muitas comidas deliciosas, e entre elas, o Nhoque da Fortuna, com direito a dinheiro embaixo do prato.
Senti vontade fazer e sentir aquele "gostinho" de tradição, aquele cheiro que remete a infância...mas não fiz. Quem sabe no próximo dia 29, eu tenha mais tempo...
Mas mesmo assim, vou compartilhar uma receitinha bem básica com vocês, porque ainda dá tempo de fazer pra janta...
Imagem retirada da internet



Nhoque ao Sugo
Rende 4 porções
Tempo médio de preparo: 50min
Massa do Nhoque
300g de batata
80g de farinha de trigo
30g de parmesão ralado
30g de manteiga
1 ovo
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
Molho ao Sugo
500g de tomate
2 dentes de alho
50ml de azeite
Sal e pimenta a gosto
16 folhas de manjericão italiano
Modo de preparo
Massa
Em água fervente e salgada, cozinhe as batatas. Quando estiverem cozidas, escorra a água e amasse-as, sem deixar pedaços. Em uma vasilhe, misture todos os ingredientes da massa às batatas. Faça uma “corda” com a massa e corte-os em pedacinhos, que podem ser moldados com a forma arredondada típica do nhoque.
Molho
Amasse os tomates com um garfo. Reserve.
Bata os dentes de alho e, depois, doure-os com azeite. Em seguida, acrescente os tomates e tempere com sal e pimenta.
Leve ao fogo médio e cozinhe com tampa por mais ou menos 30 min. Acrescente as folhas de manjericão.
Pra finalizar
Aqueça os nhoques em água fervente salgada por 2 minutos. e depois escorra-os.
Em seguida, doure-os em uma frigideira com um pouco de azeite.
Sirva a massa no prato e coloque o molho pomodoro. Para fechar, salpique queijo parmesão ralado e decore com uma folha de manjericão.

Conta a lenda que São Pantaleão, numa distante noite de 29 de dezembro do século 4, perambulava, maltrapilho, por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu à porta de uma casa.

A família, numerosa, não tinha comida sobrando, mas, apesar disso, o patriarca fez questão de dividir o pouco que havia para o jantar com o desconhecido. 

A família, reunida em torno de uma grande e pobre mesa, comeria nhoque. E, ao dividi-lo com São Pantaleão, cada um dos filhos e filhas do dono da casa (além dele próprio e da esposa) teve de se contentar com sete pedacinhos de massa. 

São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. 

Só quando recolhia os pratos da mesa é que o patriarca descobriu que, embaixo de cada um deles, havia bastante dinheiro. 

Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é Dia do Nhoque da Fortuna (ou Nhoque da Sorte). E o ritual é o seguinte: primeiro, coloca-se dinheiro sob o prato; depois, comem-se os primeiros sete pedacinhos de nhoque em pé, fazendo um pedido para cada um deles; só então a família, reunida, se senta à mesa e come à vontade. 

Não custa tentar... até porque trata-se de um prato realmente delicioso. Bom apetite! 

5 comentários:

  1. Não assim...

    dá vontade..

    vô ficar passando vontade e vc vai ter que me levar pro hospital!

    HEHEH maldade.

    Deve ficar muito bom o seu "tal" nhoque!!
    um dia quem sabe... mesmo não sendo o "nhoque da fortuna" eu como ele....

    bj bj te amo.

    ResponderExcluir
  2. Mas o melhor de tudo é que não precisamos esperar o próximo 29/02...podemos fazer no dia 29 de qualquer mês.
    Dai eu faço o nhoque, e vc faz o molho, certo?

    Ta, como ja sei da sua resposta...eu faço o nhoque e o molho mesmo. Kkkkkk...

    Obrigada pelo comentario.

    ResponderExcluir
  3. Adoro vir ler suas atualizações, adoro tudo que tem aqui! =)
    Também sou apaixonada por culinária, acho maravilhoso fazer coisinhas gostosas assim! Amo inventar coisas, realizar receitas que as vezes acho que não vou conseguir e quando menos espero, ficou bom. Só de ler a gente já engorda um pouquinho sabia? Muitas delícias em palavras e fotos, ah se desse pra comer tudo que leio aqui, e no mesmo momento isso seria maravilhoso! Hehehe

    Bem, parabéns pelo blog eu adorei tudo e espero poder realizar algumas receitinhas suas, vou adorar... E assim que eu conseguir fotografarei para mostrar pra você é claro! hehe
    Contarei se deu certo comigo ou não né? (To torcendo pra que dê porque só nas fotos esse Nhoque da fortuna esta magnífico) =)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar, fico contente...
      E se quiser mandar fotos de receitinhas vou adorar.
      Se tem uma coisa que me faz bem, eh cozinhar...relaxa, anima, é como estar em outro mundo.
      Adoro sentir cheiros, texturas, sabores...enfim.
      Fiz varios cursos de culinaria, mas agora dei uma relaxada, ja nao me dedico tanto...mas quem sabe um dia, eu possa, conciliar o meu trabalho e o meu hobby.
      Mais uma vez, obrigada pelo comentario, mesmo.

      Excluir