quarta-feira, 6 de abril de 2011

Primavera chegou! É hora de se mexer.


Enquanto o Outono aparece ai no Brasil...aqui na Suiça, a Primavera deu o ar da graça!

E aproveitando os dias de sol, meu marido e eu, estamos mexendo o esqueleto, fazendo exercícios.
Eu sei...eu sei, a gente deveria fazer isso o ano todo, maaasss, quem vive aqui, nessa geleira, sabe o quanto dificil se animar quando tem neve e temperaturas negativas.
Os dias costumam ser cinzentos, e isso não anima ninguém. É até engraçado ver como as pessoas saem na rua mal humoradas, carrancudas durante o inverno. E agora, com qualquer solzinho que aparece, as pessoas já colocam seu chinelinho e vão passear na beira do lago, todas sorridentes.

Conheço pessoas que não gostam do sol, reclamam do calor intenso do Brasil, e aqui é totalmente ao contrário: todo mundo valoriza cada minutinho de sol durante o dia.
Então, como nós também queremos aproveitar, resolvemos unir o útil ao agradável.
Tomar sol e ao mesmo tempo praticar algum exercício.
O sol, é um ótimo remédio e o melhor de tudo: É de graça!
Bellvue - Zürich

O sol é útil na elaboração da vitamina D pelo nosso corpo e tem a propriedade de ativar o metabolismo e o processo de nutrição das células.
Nossas energias vitais são plenamente revigoradas e as defesas orgânicas são fortalecidas.
Os raios solares são eficazes, especialmente no combate às seguintes enfermidades:
  • anemia;
  • bronquites crônicas;
  • problemas digestivos;
  • problemas menstruais (exceto hemorragia);
  • problemas nervosos;
  • resfriados;
  • reumatismo;
  • tuberculose óssea e das articulações.
    Entre tantos outros benefícios.
    Sobre o exercício, meu marido e eu, resolvemos escolher a caminhada, pois é considerada ideal para aquelas pessoas sedentárias que resolveram começar uma atividade física.

    Há diversos benefícios, vocês querem saber quais?
    Vou listar alguns:
  • Emagrece. A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbico. Queima calorias e, conseqüentemente, ajuda no controle do peso.
  • Auxilia no controle do colesterol e da diabete. A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.
  • Melhora o humor. Deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se feito com freqüência, libera a endorfina, que também é chamado de hormônio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Além disso, você pode usar o tempo da caminhada para refletir sobre seus projetos, sua vida.
  • Deixa os ossos mais fortes. As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, especialmente a caminhada, já que o grande trabalho se dá nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo.
  • Fortalece os músculos. Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna. É importante ficar atento para a forma correta de se caminhar.
  • Melhora a respiração. A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e conseqüentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.
  • Aumenta a circulação do sangue. Isso contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.
  • Melhora a imunidade do corpo. Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.
  • Ajuda a dormir melhor. A caminhada, assim como a maioria das atividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para aquelas pessoas que possuem problemas de insônia.
  • Diverte. Isso mesmo! Depois que a caminhada torna-se um hábito, você se diverte praticando-a, além de poder fazer novas amizades “de caminhada” e faz você se sentir mais relaxada e mais animada para as outras tarefas da sua vida.

    E vocês, gostam de praticar exercícios, pretendem começar alguma atividade? Me contem...


3 comentários:

  1. Olá, já respondi o seu e-mail viu, muito fofo...e adorei a seu cozinha, já me tornei sua seguidora e estarei sempre por aqui....

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Dormir é exercício?
    Por que se for é esse mesmo....
    E se não for, Serve faxina? é exercicio?
    rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Essa eh boa ne Keilla, dormir...
    Faxina, serve sim. Queima bastante caloria, viu.
    Bjinhos, e obrigda pelas visitas no blog.

    ResponderExcluir