sexta-feira, 4 de março de 2011

Legumes gratinados.

Oiii pessoal...
Já estamos no mês de março, e apesar de achar que o tempo tá passando super rápido, eu particularmente, tô adorando.
De uns anos pra cá tenho me preocupado muito com a alimentação.
Como diz o ditado: "É melhor prevenir do que remediar".
E nada mais certo do que começar pelo nosso estilo de vida.
Isso inclui alimentação, exercícios, enfim, ter bons hábitos.
Nesse início de ano, me motivei ainda mais a cuidar da alimentação aqui de casa, e meu marido me ajuda muito, porque, no início é um pouco complicado se adaptar a uma comida diferente, criar uma rotina de exercícios físicos...então um serve de motivação para o outro. 
No quesito alimentação, estou incluindo mais frutas, verduras e legumes ao nosso cardápio.
Menos gordura, menos sal.
Mais fibras, mais vitaminas.
E pode parecer conversa fiada, mas é mais pura realidade: em pouco tempo já sentimos o nosso corpo mais leve.
Leve nos dois sentidos: menos gordura e liquido acumulado e a sensação de leveza por saber que estamos consumindo apenas coisas saudáveis.
Então vou ensinar uma receitinha bem saudável e gostosa pra vocês.

Eu usei:
1 abobrinha italiana em rodelas 
3 batatas médias em rodelas
1 xícara de brócolis picado
1/2 pimentão vermelho em fatias finas
3 colheres de bacon (porque eu não sou de ferro, e preciso me desapegar aos poucos desse vicio de bacon)
180 ml de creme de leite fresco (de preferência light)
Tempero a gosto (sal, pimenta, ervas aromáticas, noz moscada, cebola em fatias)
1/2 xícara de queijo ralado (parmesão ou mussarela - outra tentação, que deu um saborzinho a + )

Começe fatiando os legumes, e coloque em um refratário.
Tempere a gosto. Se gostar de bacon, presunto, salame, ou qualquer outro vilão, pode colocar uma "pequena" quantidade. Despeje o creme de leite e leve ao forno por 30 minutos. Distribua o queijo por cima e leve ao forno até gratinar.
Sirva quente, como acompanhamento.



 Tudo bem, eu sei, esse prato não tá tão saudável assim, tem o bacon, o queijo, a salsicha...mas o que eu posso fazer????? 
Calma gente, um dia ainda chego lá.


Mas, eu estou começando bem. Hoje, já consegui usar somente a quantidade recomendada de sal e de gordura. Se não me engano, é 1 colher rasa de sal e 1 colher de óleo. Consegui dividir isso para carne, arroz,  salada e os legumes. Quase um sacrificio, mas sei que isso vai me trazer muitos beneficios.
Bom, mas isso é assunto pra outro post, é assunto para nossa nutricionista.

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário