quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nutrição e Saúde.



Nutrição na Gestação...

A alimentação na gestação é um assunto sério. Muitas mulheres não sabem o que fazer, algumas comem demais, outras de menos. Hoje abordaremos esta questão tão importante que requer muitos cuidados para com a alimentação.
Quando uma mulher fica grávida ela deve sim comer um pouco mais, afinal ela está gerando uma vida dentro dela e é dela que vão ser retiradas todas as substâncias necessárias pra a formação do seu bebê (energia, vitaminas e minerais).
Por isso é muito importante que todas as gestantes tenham uma alimentação saudável, rica em ferro e cálcio (minerais essenciais pra a formação óssea e sanguínea do bebê). Também é importante que nos primeiros 3 meses de gravidez a mulher faça uma suplementação com ácido fólico e sulfato ferroso, para evitar uma eventual anemia ou má formação do bebê.
Segue agora algumas recomendações;
  • Faça as refeições corretamente, mastigue de vagar;
  • Não pule refeições;
  • Evite alimentos ricos em cafeína, como o café, chocolate e chás pretos; pois eles são estimulantes.
  • Evite ou reduza alimentos que possam causar azia ou gases, tais como: Feijão; Repolho; Cebola; Batata; Banana.
  • Ingira pelo menos uma porção de leite e ou seus derivados (Queijo, requeijão, iogurte, creme de leite), pois são ricos em cálcio.
  • Introduza em sua alimentação carnes vermelhas, fígado, que são ricos em ferro e logo após ingira uma fruta rica em vitamina C (laranja, acerola, abacaxi, Kiwi, limão), porque a vitamina C presente nestas frutas vai ajudar na absorção do ferro que está contido na carne vermelha.
  • Evite frituras, porque elas frequentemente causam enjôos, prefira alimentos cozidos, grelhados ou assados.


É comum algumas mulheres ganharem peso na gestação, mas o normal para mães dentro do peso é de até 13,5 Kgs.
Por isso muito cuidado! Afinal vocês estão comendo para mais um bebê e não por duas pessoas adultas!
Essa foi dica de hoje pessoal! Obrigado e até o próximo post!

Sheila Lima
Nutricionista CRN-8 6671/P

2 comentários:

  1. Muito bom isso, minha esposa estava grávida recentemente e tivemos dificuldade de achar informação boa e confiável pela internet, acabamos fazendo o que deveriamos ter feito desde o começo da gestação e consultando um nutricionista.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Acredito que uma nutricionista ajude muito em tudo. Nao so na gravidez, mas ate no nosso dia a dia, para uma alimentaçao equilibrada, disturbio alimentar, ou ate mesmo alguma doença que necessite de cuidados com a alimentaçao.

    Obrigada pela visita no blog.

    ResponderExcluir