segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sopa de Cebola.

Ola pessoal.
Começando a primeira semana de 2011, mais um ano inteirinho pela frente, pra gente aproveitar!!!
Aqui o frio continua arrebatador...e pra esquentar, nada melhor que uma sopa!
Eu tinha a idéia de fazer uma sopa bem light, pra desintoxicar da comilança das festas de fim de ano, mas quando vi essa receita de Sopa de Cebola, do chef Claude Troigros, no canal GNT, fiquei babando.
Meu marido foi até Paris, há algum tempo atrás e sempre me falava dessa sopa, mas eu nunca tentei fazer, até que hoje, bateu a inspiração...rsrsr.
E não é que ficou boa! Boa não, deliciosa!
Ah, e o melhor de tudo: SEM GOSTO DE CEBOLA!!!!
Então vamos a receita:
(Essa é a receita original, vou colocar minhas substituições entre parentêses)

Ingredientes
  • 8 cebolas cortadas em fatias finas (eu usei apenas 4, porque olhando pra panela achei que 8 seriam demais, e com 4 cebolas, o sabor ficou perfeito)
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 linguiças paio cortadas em cubos (eu usei bacon porque aqui é complicado achar o paio)
  • 2 ou 3 colheres de sopa de manteiga
  • 120g farinha de trigo
  • 1L caldo de frango
  • 120ml vinho branco
  • 30ml cachaça (como não tinha cachaça, usei apenas o vinho branco)
  • 1 bouquet garni (2 folhas de louro, 1 ramo de tomilho e 1 ramo de salsa amarrados com um barbante)
  • 2 cravos
  • sal a gosto
Modo de Preparo
Corte as cebolas pela metade e faça fatias pequenas. Em uma panela, de preferência de ferro, coloque a manteiga e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho, mexa bem e refogue em fogo baixo, com a panela tampada. Corte o paio em cubos grandes, jogue na panela e deixe a mistura refogar até a cebola dourar.
Acrescente a farinha de trigo e misture bem, para dar mais consistência à sopa. Despeje a cachaça e coloque fogo, para flambar a mistura. Acrescente, então, o vinho branco, o caldo de frango, os cravos e o bouquet garni e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 a 20 minutos, com a panela tampada. Por fim, tempere com sal a gosto, com cuidado para não exagerar.
Finalização
  • 8 torradas de pão francês ou baguete
  • 160g queijo suíço ou gruyère ralado
Coloque a sopa em tigelas individuais. Arrume as fatias de pão francês por cima. Complete a tigela com bastante queijo suíço ou gruyère ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 a 20 minutos. Sirva imediatamente.
DICA: Para não “chorar” enquanto corta a cebola, coloque uma panela com água fervendo por perto. O vapor ajuda a cortar a acidez da cebola.
Serve 4 pessoas.


P.S: Meu marido comeu a sopa de cebola, em Paris, em um restaurante próximo a Catedral de Notre Dame...mas ele me disse, que a minha sopa ficou muito mais gostosa. E eu sei que ele é sincero sempre, e não fala só pra me agradar. Ele me disse que a minha sopa teve o diferencial do bacon e do pãozinho por cima, com o queijo.
Espero que vocês façam, e se puderem, deixem seus comentários!

2 comentários:

  1. nooooooossa!!! adorei essa receita hahahah
    será q vai ser mais uma que vai entrar pra minha listinha???
    aqui tb o frio tá de rachar e de sopa, só fazemos a pappa al pomodoro, mas mto tomate me dá azia! vou tentar essa!
    bjin

    ResponderExcluir
  2. Entao, logo pensei em vc qdo fiz...pq vc me disse que era um pouco enjoada, pensei que talvez nao gostasse da cebola, mas fica otima, sem gosto forte. Foi a 1° vez que comi, e agora vou repetir + vezes. Bjim

    ResponderExcluir