sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pedacinho do Brasil.

Ola pessoal!
O Pedacinho do Brasil, de hoje, ta uma gostosura só!
Digamos que essa receita foi inspirada na minha mãe...porque liguei para ela essa semana (ela estava de férias em Toledo - PR, minha cidade natal) e ela reuniu minhas tias, pra fazer a tal da pamonha.
Eu adoro pamonha, bolo de milho, milho verde cozido...enfim. E no final desse ano, quando formos para o Brasil quero me "empanturrar" de comer.
Fui pesquisar um pouco sobre a origem dessa gostosura, e descobri que não tem apenas uma versão.
Há quem diga que a receita foi trazida pelos escravos africanos. Outros dizem que foram imigrantes italianos, no século XIX.
Também tem a versão de que é um alimento indígena, já que eles dominavam o cultivo do milho.
Sendo assim, já que não decidiram de quem foi a idéia de fazer a pamonha, vamos a receita:




Ingredientes:

· 6 espigas grandes de milho· 1/2 xícara (chá) de açúcar· 1/2 xícara (chá) de leite de coco· 1 pitada de sal

 

Modo de Preparo:

Descasque os milhos cuidadosamente e reserve as palhas inteiras. Rale as espigas no ralador grosso. Ponha em uma tigela e acrescente o açúcar, o leite de coco e o sal. Misture cuidadosamente com uma colher de pau. Pegue as palhas reservadas, dobre-as ao meio e costure-as dos lados, para formar um saco pequeno. Preencha com o creme de milho e feche a ponta amarrando com um barbante. Em uma panela grande, ponha água para ferver. Coloque as trouxinhas de milho na água fervente e cozinhe por aproximadamente 90 minutos. Retire com o auxílio de uma escumadeira e deixe escorrer. Sirva frio ou quente.
Dicas:
Escalde as palhas do milho em água fervente para poder embrulhar a pamonha com mais facilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário