segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pavê e Pacumê...rsrsrs

Ola amigos e amigas!!!!
Começei a semana muito bem...meu marido e eu, acordamos as 4:30hrs, da madruga.
Ele inspirado no livro, e eu no blog...rsrsr.
E pra adoçar o dia de vocês também, vou postar uma receita de doce. 
Meu marido é um "formigão", se pudesse, comeria doces todos os dias.
Eu prefiro salgados, os doces eu como uma vez por semana. O único doce que eu sou viciada e preciso ter todos os dias depois do almoço, é um chocolatinho.
Quando morava com meus pais, aprendi muitas receitas de doces, porque meu pai vem de uma família mineira...então eles tinham a tradição de fazer aqueles doces nos tachos de cobre. Doce de abóbora, pé de moleque, cocada, doce de leite...e por ai vai.
Mas, como eu sou iniciante nesse negócio de doces, vou postar hoje uma receita super fácil, que recebi do meu super-hiper-mega-ultra amigo Maikon Gusato. (podem visita-lo no Facebook)

Ele me mandou um email com a receita, e o nome original é Torta Mineira.
Eu fiz algumas modificações na receita original, mas vou postar aqui pra vocês, a receita do jeito dele.
1 pacote de biscoito champagne
1 lata de abacaxi em calda (eu usei pêssego)
1 lata leite condensado
1 lata de creme de leite
3 ovos (clara e gema separadas)
1/2 litro de leite
3 colheres de amido de milho
Essência de baunilha
Coco ralado  
3 colheres  de açúcar

O preparo é o seguinte:

Em uma panela, misture o leite, o leite condensado, o amido de milho, as gemas e leve ao fogo.
Mexa sempre para não empelotar, quando levantar fervura, deixe mais uns cinco minutinhos para cozinhar bem o amido.
Desligue o fogo, acrescente a essência de baunilha e metade do creme de leite (pra dar uma aveludada no creme).
Deixe esfriar o creme.
Quando o creme estiver frio, vá molhando o biscoito de champagne na calda do abacaxi e fazendo camadas com o creme de confeiteiro e os pedaços de abacaxi.
Faça as camadas: creme, biscoito, abacaxi, creme biscoito, abacaxi...até acabar.
Bata as claras em neve, até ficar bem firme, junte o açúcar e o restante do creme de leite. Espalhe esse creme por cima do pavê, espalhe coco ralado por cima, enfeite como quiser, e leve para gelar.



Gente, eu fiz algumas modificações mas mesmo assim ficou uma delicia. 
Fiz essa receita para o Natal, e como os dias aqui estavam um tanto quanto agitados, acabei usando pêssego no lugar do abacaxi e raspas de chocolate ao invês do coco ralado.
Bom, espero que vocês gostem!


4 comentários:

  1. Regii do ceeooo
    hahahaha
    eu estava uns dias de cama devido ao meu acidente de moto...(te conto outra hora)dae fiquei uns dias sem ver seu blog, entao hj(segunda-feira) eu resolvi dar uma olhadinha, dae pra minha surpresa, lá estava a minha receita!!!!!!!!!!!!!!!
    uhuuuuuuuuuuullllll
    vc acredita q fiz ontem, tava morrendo de vontade de um docinho...hehe

    bjooooooooooooos
    saudades!

    ahhhh Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  2. Oi...obrigada pelo comentario, mas fiquei triste pela noticia do acidente...espero que esteja melhor.
    Adorei a receita e vou fazer mais vezes.
    Pode sempre mandar receitinha pra mim, faço com maior gosto.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. óia, sinceramente a primeira coisa q meu filho disse qdo fiz nossa receita de familia de pavê foi 'Aqui não vamos ter q fazer a piadinha do é pavê ou é pa cumê' hahahahahaha
    nosso pavê de sonho de valsa (que aqui mudou pra chocolate ao leite msm) faz sucesso há mais de 20 anos hahaha
    deliiiicia adoro pavês

    ResponderExcluir
  4. Hum, adoro esse pave de sonho de valsa...e faz tempo que nao faço. Sao otimos mesmo, todo mundo adora.

    ResponderExcluir