quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Alimentação e Saúde.



Olá pessoal!

 Bom, como vocês devem saber, estarei agora todas as quartas com uma tag sobre alimentação e saúde, com dicas e sugestões de novos pratos saudáveis!
E para começar, iniciaremos falando das conseqüências de uma dieta inadequada (isto porque estamos em janeiro, período de pós- festas, onde sempre acabamos ganhando alguns quilinhos a mais).


Consequências de uma Dieta Inadequada e dietas da Moda!

Como todos sabem, o Natal e o Ano Novo são sinônimos de comilança, desde os princípios as festas são sempre regadas a muita comida, pois isto é sinônimo de fartura. O problema é que acabamos exagerando muito na alimentação e com isso ganhando os “abomináveis quilinhos extras”.
Muitas pessoas acabam optando por dietas da moda, como dieta da sopa, dieta da alface, dieta do tridente e por aí vai....mas o que muitos não sabem é que quando se adere a esses tipos de dietas,  se tem um resultado imediato," porém", quando se perde peso muito rápido, mais rápido se ganha o que perdeu de imediato.
Outros acreditam que devem ficar por longos períodos sem comer, isto é completamente ERRADO, quando se fica por muito tempo sem comer, o corpo absorve muito mais, pois ele entende que vamos ficar por longos períodos sem comer e começa a armazenar energia em forma de gordura, é aí que ganhamos mais peso, além disso, quando ficamos sem comer por muito tempo, quando vamos comer denovo estamos “morrendo de fome” e comemos ainda mais, consequentemente engordamos.
Ao contrário do que a maioria pensa, nós podemos e devemos comer de tudo, mas lembrem-se SEMPRE em quantidades MODERADAS, pois precisamos da proteína da carne, do carboidrato do arroz, do cálcio do leite, das vitaminas e minerais que existem nas frutas e verduras.
Por isso, JAMAIS façam dietas loucas, ou simplesmente parem de comer sem mais nem menos, façam uma reeducação alimentar, pois isto vai ser para vida toda e vai lhe proporcionar saúde, beleza e disposição.
Quando se faz uma Reeducação Alimentar, você não vai somente perder peso, mas vai ganhar também saúde, pois, uma dieta adequada, vai te proporcionar uma redução nos níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose, além de prevenir anemias e deficiências vitamínicas.
O que devemos fazer para se ter uma alimentação saudável? Darei algumas dicas para se ter uma alimentação rica e balanceada:


- Faça as refeições de 3 em 3 horas, o ideal é fazer 6 refeições ao dia: o café da manhã, o lanche da manhã, o almoço , o lanche da tarde, a janta e a ceia
- Coma devagar, sem pressa, de preferência longe da TV.
- Evite frituras e carnes gordas, de preferência a assados, cozidos e grelhados.


- Insira em sua alimentação 3 porções de fruta ao dia


- Coma verduras à vontade.


- Coma com MODERAÇÃO: Pães, massas tubérculos (batata, mandioca, cenoura, beterraba)


- Evite doces, chocolates e refrigerantes, pois o excesso destes se transformam em triglicerídeos e vão pra corrente sanguínea obstruindo veias e artérias da mesma forma que o colesterol.


- Introdução pelo menos uma porção de leite ou de seus derivados, pois o cálcio presente nestes alimentos é necessário para a manutenção de ossos e dentes.




Espero que tenham gostado.
Caso vocês tenham alguma dúvida, sugestões para os próximos post's, deixem seus comentários ou entrem em contato pelo email: sheila_al@hotmail.com.
Até a próxima quarta feira!

Sheila Lima
CRN  8-6671/P

5 comentários:

  1. Oi amiga
    adorei as dicas
    com certeza qm é freqntador do blog vai estar muito bem informado!!!
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Sim, estamos a cada dia melhorando mais para vcs, leitores e amigos!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Opa que chique Sheila, gostei das dicas e por vc estar participando como Nutri do Blog!!
    Essa minha amiga é show de bola!!
    E as dicas nem se fale!!
    Bjinhusss!!
    Rê!

    ResponderExcluir
  4. Q bom meninas vcs tenham gostado!!!
    Fkei muito feliz!!!VCs viram q chiq, escrevo para umm blog suíço..hahhahaha
    bjos

    ResponderExcluir
  5. hehehe...ta mto chique mesmo essa minha prima, agora so falta começar a escrever alemao entao...rsrsrs

    ResponderExcluir