quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Alimentação e Saúde.

Vamos cozinhar?

Oi pessoal!
Mais um post falando sobre Alimentação e Saúde, e dessa vez quero falar sobre o hábito de cozinhar.
Quem ai do outro lado tem o costume de fazer sua própria refeição? De perder alguns minutos em frente ao fogão?
Eu sei, eu sei...a vida moderna nos deixa super atarefados, são muitas atividades para uma pessoa só, e sem querer defender a mulherada, mas...(já defendendo) temos a tal da "dupla jornada".
Trabalhamos fora, chegamos em casa, e pra quem tem filho então...é ainda mais complicado conciliar tudo. Arrumar casa, fazer comida, dar atenção ao filho, marido, cuidar das roupas, das compras, e por ai vai...
E por tudo isso, deixamos de lado o prazer de cozinhar.
Tem gente também, que não cozinha, pensando que depois vai ter que enfrentar uma montanha de louças pra lavar, vai ficar com cheiro de alho e cebola nas mãos, enfim.
Eu, por sorte, não tenho nenhum motivo que me afaste da cozinha, pelo contrário, se pudesse, passaria mais tempo por lá. Me sinto bem, é como uma terapia.
E sem contar, que a nossa saúde melhora muito, quando comemos alimentos preparados por nós mesmos.
E para quem quer emagrecer, então? Tá na hora de resgatar esse costume.
Comer em restaurantes é bom, mas a gente sempre acaba exagerando nas refeições. Normalmente, quem almoça na rua, opta pelo self-service, que oferece inúmeros pratos.
E as pessoas ficam até meio perdidas e acabam fazendo um misturadão no prato. Escolhem mais de um tipo de carne, comem arroz mas não abrem mão das variadas tortas, da batata-frita, e ainda completam com as diversas saladas tipo "maionese"! Não é verdade?
Não temos que abrir mão do que gostamos, mas essa mistura acaba resultando em quantidade exagerada. Existe também o fato de que é interessante escolher um alimento de cada grupo, exceto os vegetais que podemos abusar.
Quando fazemos as refeições em casa, temos também a vantagem de diminuir o uso de óleo e sal no preparo do alimento, caprichando nos temperos naturais para realçar o sabor.
Cozinhando, além dos benefícios de controlar melhor o que comemos, temos o prazer de acarinhar a família com um tempero especial: nosso amor. Quer melhor?
Então, dada a dica, agora é só começar!

Bjinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário