quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

06/01 - Dia de Reis

Ola...
Hoje trago a vocês um pouquinho de história. E também vou ensinar uma receita de Bolo de Reis.
Aqui na Suiça, o dia foi normal, não vi nenhum tipo de comemoração referente ao dia de Reis, pra falar a verdade, eu nunca fiz nada em comemoração a esse dia, mesmo sendo católica.
Mas enfim...vamos a história e a receita.

Pórtico dos Reis Magos, em Natal, Rio Grande do Norte - Brasil


Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiólogo, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de Janeiro. A noite do dia 5 de Janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim  antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no  ano seguinte. Na França come-se "Buché a la Renne" onde também encontram um brinde no seu interior e a buché também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado. Em Portugal e também em outros paises as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar aos reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes goluseimas, etc... No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde é servido doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento.

(texto Wikipédia)

Bolo de Reis, vendidos nos mercados aqui da Suiça.

Ingredientes

. 1 xícara (chá) de uvas passas pretas
. 1/2 xícara (chá) de ameixas pretas
. 1/2 xícara (chá) de damascos
. Raspas de casca de 2 laranjas
. 3 colheres (sopa) de conhaque
. 200g de margarina
. 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
. 4 ovos (claras e gemas separadas)
. 1 lata de leite condensado
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. 1/2 colher (chá) de canela em pó
. 1/3 xícara (chá) de nozes picadas
Glacê:
. 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
. 4colheres (sopa) de suco de laranja
. Frutas cristalizadas para decorar

Modo de Preparo

Coloque as uvas passas, as ameixas, os damascos e as raspas de laranjas de molho no conhaque. Na batedeira, bata a margarina até forma um creme. Continue batendo e junte o açúcar mascavo e as gemas uma a uma. Adicione o leite condensado em fio e continue batendo até ficar homogêneo. Desligue a batedeira, misture a farinha, o fermento, as frutas picadas, o conhaque, a canela em pó, as nozes e as claras em neve. Coloque a massa em uma fôrma de furo central com 24 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse no forno preaquecido a 200º durante 40 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme. Glacê: Misture o açúcar com o suco de laranja. Cubra o bolo e decore com frutas cristalizadas.
Dica: Esse bolo é uma ótima idéia para presentear
(receita tirada da minha apostila do curso de culinária, feito no Brasil.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário