quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Pedacinho do Brasil


Ola pessoal.
Mais um Pedacinho do Brasil chegando por aqui...
E hoje é dia da Feijoada (pedido da @moni_kats do Blog da Momo).
Só tem um porém: 
Apesar de ser um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira, a feijoada tem origem no Norte de Portugal.
Em Portugal, eles cozinham feijão branco ou feijão vermelho, outros vegetais (tomate, cenoura, couve) junto com carne de porco ou gado.
Já no Brasil, é feita com a mistura de feijão preto e vários tipos de carne (porco e gado) e ainda acompanhada de farofa, arroz, couve refogada, laranja fatiada, etc.
O mais engraçado, é que em Portugal, essa feijoada (a nossa) é conhecida como "Feijoada a Brasileira".

Vocês sabem que a receita tradicional da feijoada leva pé de porco, rabo de porco, orelha de porco, enfim...mas tem gente que não gosta dessas partes (meu marido é um deles, e a @moni_kats também, rsrsrs).
Pensando neles, busquei uma receita bem mais simples e com ingredientes menos "exóticos", kkkkk.
Anotem ai a receita:

1kg de feijão preto (pelo menos o feijão deve ser o da receita original)
costelinha de porco defumada
paio (linguiça portuguesa)
músculo bovino (usei para substituir a carne seca, que aqui é bem complicado para encontrar)
lombo de porco 
bacon defumado
temperos (alho, cebola, salsa, cbolinha, pimentão verde e vinagre)

Para acompanhar:
Arroz branco cozido
Couve (não sei outro ingrediente para substituir)
Laranja fatiada
Farofa
Molho de pimenta

O preparo:
Deixe o feijão de molho de um dia para outro. 
As carnes que forem salgadas (os defumados) também devem ficar de molho - menos o bacon.
Cozinhe o feijão na panela de pressão, eu coloquei o músculo para cozinhar junto, porque é uma carne mais dura. Reserve.
Bata os temperos no liquidificador, aproximadamente 4 dentes de alho, 1 cebola grande, 1 maço de salsa, 1 maço de cebolinha, pimentão verde e um pouco de vinagre para facilitar a mistura no liquidificador.

Em outra panela, grande, frite o bacon e refogue junto com ele, o tempero que foi batido no liquidificador, va colocando as carnes defumadas, a linguiça em rodelas. Tampe a panela e deixe juntar um pouco de água.
Despeje o feijão na panela com as carnes e deixe cozinhar até que a costelinha de porco esteja bem macia e cozida. Prove o sal.

Aí é só servir com arroz branco, a farofa, couve, e as laranjas cortadas em fatias finas.
Bom apetite!

As fotos, são da feijoada que fizemos na casa da Clau, em maio desse ano, um pouco antes de eu vir pra Suiça definitivamente. Foi um misto de despedida e festa de aniversário...comemorei meus 25 anos com muita feijoada. Uma delicia.
Dia inesquecível, amigos inesquecíveis...insubstituíveis. 
Saudades imensas de vocês. 

4 comentários:

  1. hohohoh eu comeria feijão preto por todos os dias da minha vida! já o feijão normal não gosto muito :(
    Iremos procurar aquele farofão da yoki, aquela temperada gnam gnam e quero fazer logo essa feijuuuuu!
    obrigada pela receita
    bju

    ResponderExcluir
  2. Tbm adoro feijao preto...
    Essa farofa da yoki, eh a melhor, na minha opiniao. Se pudesse, tbm comeria todo dia, com arroz, com macarrao, com peixe, kkkkk, parece que sou mineira, ao inves de paranaense.
    Pode pedir + receitas sempre que quiser, pq eu adoro fazer.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Regi do ceeeoooo

    qndo eu vi a primeira foto, logo reconheci a bancada
    hahahaha
    mizericórdia...
    q bom q nao contou da parte em q eu coloqei míseras 5 gotinhas de pimenta...
    senhor amado

    saudadesss


    bjoooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. hahaah, ai ai Maikon, fiquei me coçando de vontade contar sobre as 5 míseras gotinhas, mas dai pensei: "melhor nao causar esse constrangimento" kkkk

    ResponderExcluir