segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Arroz Selvagem com Strogonoff de Frango e Maçã Verde.

Olá! Bom dia! 
Hoje uma receita deliciosa para começar bem a semana.


Adoro arroz e resolvi dar uma pesquisada para saber qual a origem. E acabei descobrindo algumas coisas:

As lendas ao redor do mundo trazem o arroz como um alimento essencial ao ser humano, que veio como providência dos deuses diante da fome das civilizações. Para os árabes, o arroz surgiu a partir de uma gota de suor de Maomé, já para os indianos, africanos e chineses, sua estrutura fundamental advém do sangue e leite divinos.
Tanta devoção por este cereal não é a toa, ele está presente na base de todos os tipos de dietas graças a sua importante fonte de vitaminas e minerais. Porém, apesar da sua grande popularidade e dos seus inúmeros benefícios, há quem evite comê-lo por não se agradar de seu sabor. 


Até há algum tempo atrás, eu só comia o arroz mais comum, o parboilizado, e desde que cheguei aqui na Suiça, venho experimentando algumas variedades novas, como o Basmati, o Integral, Arroz Thailandes, e agora o Arroz Selvagem.
Apesar do nome, o arroz selvagem é, na verdade, um tipo de semente da mesma família do arroz e do trigo. Fininho e de cor escura, este grão possui gosto adocicado parecido com o da amêndoa. É bastante comum na Ásia e América do Norte; é rico em fósforo, potássio e vitaminas do complexo B (como tiamina, riboflavina, niacina). 
Bom, o preparo do arroz, é o mesmo do arroz parboilizado. 
Eu gosto de fritar 1 dente de alho em uma colher de óleo, juntar o arroz, e colocar água já fervente. O tempo de cozimento é de aproximadamente 20 minutos.

A receita que vou ensinar hoje é de Strogonoff de Frango com maçã verde.
A receita original está no site do Programa Mais Você. essa que eu fiz, na realidade é uma adaptação.
Eu fiz a receita original no sábado retrasado, na casa de um casal amigo nosso...ficou uma delicia, mas achei um pouco trabalhoso, por isso resolvi facilitar, rsrs.
Bom, eu usei:

Peito de frango sem osso (cortado em cubos)
Óleo
Alho e cebola a gosto (eu usei em pó)
Sal e pimenta a gosto
Extrato de tomate
Catchup
1/2 caixinha de creme de leite fresco
Molho picante
Cheiro verde a gosto
1 maçã verde picada em cubos

(só lembrando que as quantidades, variam sempre de acordo com o gosto de cada pessoa, por isso não coloco uma receita com ingredientes exatos)

O preparo foi bem simples:
Deixar o frango fritar o óleo, até dourar (pouca quantidade de óleo). Acrescentar, o alho, cebola, sal e pimenta.
Juntar o extrato de tomate, catchup e o molho picante (eu usei pouquinho, menos que uma colher de café, apenas para dar um gosto a mais).
Mexa bem, se necessário, acrescente um pouco de água. 
Coloque o creme de leite fresco, a maçã verde picada e deixe ferver aproximadamente 10 minutos.
Por último coloque o cheiro verde.
É só servir!
Acompanhamento: batata palito feita no forno (sem gordura)


Prático, simples e muito gostoso. Na receita original, é preciso temperar o frango, deixar marinando, assar...e só depois fazer o restante.
Fica gostoso também, mas prefiro receitas mais práticas, que não façam a gente ficar o dia todo na cozinha. Sem contar que o gosto do frango assado, ou feito diretamente na panela, não muda muito, porque o toque final da receita fica por conta do molho e da maçã.

Bom, se quiserem testar as duas versões, fiquem a vontade, e depois me contem de qual gostaram mais.



5 comentários:

  1. hummmm adorei a receita com frango! meu filho SÓ come frango! ontem o marido fez um com molho agridoce q ele amou! acho q esse tb pode fazer sucesso!!! já to anotando!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. ahhh posso fazer com o basmati no lugar desse arroz neh?

    ResponderExcluir
  3. Oiii, pode sim, o basmati fica uma delicia, eu adoro, pq a consistencia dele eh diferente, e com esse molho do strogonoff...mmmmm, nem vai prestá!rsrs

    ResponderExcluir
  4. Meuu Dells!!! eu amei esse prato... vou ter q fazer custe oq custar...hihi

    ResponderExcluir