quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Alimentação e Saúde.

TPM.




Todo mês a mesma coisa!!!
Aparecem as dores nas pernas, dor de cabeça, inchaço, dor nos seios, irritação...e as vezes aparece tudo junto.
Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia, estimou que aproximadamente 30% das mulheres se queixam dos sintomas típicos da Tensão PMenstrual.
Como eu faço parte dessa porcentagem de mulheres, tento buscar soluções na alimentação para minimizar esses sintomas horrorosos. E vou compartilhar com vocês.

Vocês sabiam que quase todos os sintomas da TPM tem alguma relação com os nutrientes da nossa alimentação???
Pois é gente...
O alívio para a TPM pode ser mais fácil do que imaginamos.
Alguns desses nutrientes podem estar sendo consumidos em excesso ou escassez, bastam alguns ajustes e os benefícios vem rapidinho.
Todo aquele nervosismo, a irritabilidade, depressão, as crises de choro por qualquer coisa, são causados pelas baixas do cálcio e da vitamina B6 no organismo, geralmente 10 dias antes da menstruação.

E o melhor: não precisamos gastar fortunas com medicamentos, sendo que temos os alimentos dentro de casa. Quem é que não tem na geladeira: leite, iogurte, queijo, sorvete? Todos são fontes de cálcio. O melhor seria nas versões desnatadas por serem menos gordurosas.
Outros alimentos que são ricos nesse nutriente, são os legumes e verduras verdes (brócolis, couve, espinafre) e o salmão, mas estes alimentos nem sempre estão ao nosso alcançe, no aspecto financeiro, rsrsr.
Já carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja são fontes naturais de vitamina B6. 


Eu, já sou chocólatra por natureza, não passo um dia sem comer um chocolate depois do almoço, mas nesses dias que antecedem a menstruação a vontade aumenta muito. E sei de muitas mulheres que sentem essa necessidade do chocolate na TPM, sabem porque?
Falta de magnésio nas células.
Além de atrapalhar o equilíbrio, a queda do magnésio ainda prejudica a absorção do cálcio. 
E como o cacau do chocolate é rico nesse nutriente, o nosso organismo pede o doce, numa tentativa de reverter o quadro. Mas como chocolate não é remédio (deveria né...ai que delicia!), vou indicar outras fontes de magnésio:
Pode ser encontrado em vegetais verdes, abacaxi, manga e milho. Os alimentos ricos em fibras, como as frutas, legumes e verduras em geral, ainda auxiliam na eliminação das fezes e do estrogênio (hormônio responsável pelo aparecimento da TPM). 
Outros nutrientes indicados são os ácidos graxos essenciais (linoleicos, gamalinoleico e araquidônico) encontrados no óleo de prímula e o ginko biloba, cujo extrato é utilizado como suplemento para reduzir inchaços (eu, pelo menos, fico toda dolorida, de tando inchaço, e o pior: minhas calças jeans ficam super apertadas, tenho vontade jogar fora e sair pelada, kkkk, exagerei!) A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros) também é altamente recomendável para diminuir sensação de peso e edemas. 

O ideal seria consumir estes alimentos o mês todo, mas se não for possível, vamos iniciar o consumo por volta de 15 a 10 dias antes da menstruação.

Boa sorte pra nós e aos nossos maridos, namorados, companheiros nesse momento tão chato. 


Se vocês, assim como eu, sofrem desse mal chamado TPM, deixem seus comentários e compartilhem os segredinhos para aliviar os sintomas.
Bjinhos, Regi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário