quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Brócolis refogado com cenoura e bacon.


Pra começar, quero compartilhar com vocês, um pouco sobre os benefícios do brócolis.




Excelente fonte de vitamina C.
- Boa fonte de vitamina A e de folato.
- Quantidades significativas de proteínas, cálcio, ferro e outros minerais
- Rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer.
- Pouco calórico e com alto teor de fibras

INCONVENIENTE:
- O excesso de cozimento libera compostos de enxofre de odor desagradável.

Além de nutritivo, o brócolis parece também proteger contra muitos tipos de câncer. Ao longo dos últimos 20 anos, diversos estudos revelaram que o índice de incidência do câncer do cólon, das mamas, do colo do útero, dos pulmões, da próstata, do esôfago, da laringe e da bexiga entre as pessoas que comem grandes quantidades de brócolis é significativamente reduzido.

Algumas substâncias presentes no brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, enquanto outras inibem o crescimento destes, ou fomentam a ação de enzimas protetoras. O brócolis também tem um alto teor de bioflavonóides e outros antioxidantes. Essas substâncias protegem as células contra as mutações e os danos provocados por moléculas instáveis.

O brócolis contém vitaminas e minerais essenciais em abundância. Uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias. Por outro lado, essa ação proporciona quase o dobro da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e um terço a mais da RDA de vitamina A e de folato. 

Além disso, uma xícara de brócolis contém 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Como essa quantidade de brócolis cozido também contém 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este legume é recomendado para prevenir prisão de ventre.

O brócolis pode ser adquirido durante o ano todo na maioria dos supermercados e feiras. O congelado tem o mesmo valor nutritivo do fresco. Quando as flores do brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva.

Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido. É possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando-o no vapor ou fritando-o até ficar crocante e tenro, enquanto que cozinhá-lo em uma grande quantidade de água destrói boa parte das sustâncias que combatem o câncer, assim como a vitamina C e outros nutrientes. 


Fonte:www.herbario.com.br




Bom, agora repasso a vocês, a receita, que fiz ontem, para acompanhar o almoço, juntamente com as Iscas de Frango Empanadas (receita no post anterior), e um arroz branco.






Eu usei:
1/2 brócolis cortado em pedaços pequenos
1 cenoura em fatias (fiz na diagonal para ficar mais bonito....rsrs)
50 gramas de bacon bem picado (apenas para dar um gosto a mais)
1/2 talo de alho poró em fatias finas
1 dente de alho picado


Depois de cozinhar o brócolis e a cenoura (eu gosto de cozinhar no vapor, para que mantenha todos os nutrientes, mas pode ser cozido em pouca água, até ficar "al dente")...eu coloco o bacon para fritar, junto o alho e o alho poró e acrescento o brócolis e a cenoura cozidos.
Deixe refogar um pouco para absorver todos os temperos, se necessário, acrescente sal (lembrando que o bacon já deixa bem salgadinho).
É só servir...Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário