domingo, 24 de outubro de 2010

Pão de ló.

pão de ló é considerado um dos principais doces portugueses, por sua permanência e popularidade. Há referências ao pão-de-ló em textos do século XVI. Pode ser consumido puro ou ainda é a base para rocamboles, alguns pavês e tortas. Use a imaginação... 
Eu achei essa receita e comparando com as outras que já fiz, acredito que essa seja a melhor. Vou repassar a vocês, porque, fiz um bolo recheado muito bom.
Essa receita é ótima para o fim de semana, dia da preguiça, e que mesmo assim queremos comer alguma coisa gostosa...A massa bem leve e super fácil de fazer.
Vamos anotando ai!
Pão de Ló pronto


Dividir em 2 partes
Massa:
4 unidade(s) de gema de ovo
4 unidade(s) de clara de ovo em neve
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

1 xícara(s) (chá) de água fervente

Modo de preparo:

Na tigela maior da batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20 a 30 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo).
Junte então, o fermento em pó e as claras em neve e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima e leve a assar em forno pré-aquecido quente em fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo. Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar.
Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe para médio. Desenforme morno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário