quarta-feira, 27 de outubro de 2010

OVOS E SEUS BENEFÍCIOS.

Existem muitos boatos a respeito desse alimento tão saboroso, e que serve de preparo para tantas receitas, e até mesmo para ser consumido num belo prato de arroz com feijão, ou no café da manhã.Em função desses boatos, algumas pessoas começaram a comer somente a clara do ovo.
Se você é uma dessas pessoas que só come a clara do ovo, pode esquecer esse hábito. O ovo inteiro é um dos mais consistentes alimentos com que podemos contar para tornar nossa dieta mais saudável. A gordura de ovos, ao contrário do que ainda dizem por aí, é do tipo bom, e previne uma série de complicações em todo o organismo. 
Mesmo que o ovo seja um bem feitor ao organismo, é preciso cuidado na hora de prepará-lo antes da refeição. Evite comer ovos fritos, pois a gordura em que eles são feitos pode trazer alguns malefícios ao organismo, como o aumento de colesterol. As melhores opções são os ovos quentes, cozidos e em gemada. Eu gosto de fazer os ovos, "fritos" em água e vinagre. A aparência fica, como a do ovo frito mas...fica mais saudável pois o preparo não leva gordura. É bem simples, coloco em uma frigideira antiaderente, com aproximadamente 1/3 de xícara de água e 1 colher de vinagre. Deixo ferver e coloco o ovo (com cuidado para não quebrar a gema), tempero normalmente, deixo ferver por 3 minutos e pronto!  Com esses métodos de preparo, os ingredientes que fazem bem do ovo continuam intactos, enquanto o acréscimo de gordura de outras fontes não ocorre.  
O ovo é a melhor fonte de luteína e zeaxantina que existe. Esses nutrientes são essenciais para a manutenção da saúde dos olhos e servem também para facilitar o tratamento de doenças nesses órgãos. Na verdade, muitos estudos atuais têm mostrado que consumir um ovo por dia pode ajudar a prevenir a degeneração macular e diminuir o risco de desenvolver catarata. O ovo é também uma boa fonte de colina, que protege o sistema cardiovascular de ataques cardíacos, coágulos sanguíneos, derrame. 
Ao comprar os ovos, vale à pena gastar um pouco mais e escolher os orgânicos ou ovos de galinhas criadas soltas, e não daquelas que ficam confinadas. Essas opções têm melhor qualidade e também mais confiáveis. Normalmente o ovo orgânico possui a gema mais consistente e terá de uma cor laranja brilhante.

Os ovos de galinhas confinadas podem sair mais barato, mas quase sempre apresentam baixa qualidade, com gema amarelo-pálida, mais frágil, que se quebra facilmente. A verdade é que você ingere o que você compra, e vale à pena gastar um pouco mais para ter mais saúde. 
Fica a dica!

(Olha só que fofo esses aros para fritar ovos...tem vários formatos...mas esses são lindos!)
 

2 comentários:

  1. Hummm adoro ovo frito, cozido, assado... de qualquer jeito...
    eu quero uns aros desses de flor... onde vc comprou???

    ResponderExcluir
  2. Os aros são os mesmos de fazer bolacha de natal, sabe? a unica diferença, sao os ganchinhos pra nao queimar a mao...talvez tenha nos supermercados ou em lojas de artigos para cozinha.

    ResponderExcluir