segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Arroz de Carreteiro.

Depois da comilança do sábado, resolvi fazer um arroz de carreteiro no domingo. Apenas um prato principal e uma salada. Ficou ótimo e agora compartilho a receita com vocês.
Ah, só para lembrar, sempre faço as minhas receitas, na medida para 2 pessoas apenas, mas na casa de vocês, podem adaptar as medidas para o tamanho da família e também acrescentar outros ingredientes, afinal, culinária é isso: alquimia de sabores, troca de ingredientes, a melhor receita para uns, nem sempre é para outros, afinal cada um tem um paladar diferente (graças a Deus!, rsrsr).
Vamos a receita então:

2 xícaras de arroz
1 colher de óleo 
300 gr de carne picada em cubos
bacon picado
alho e cebola picados
1 cenoura picada em cubos
cominho em pó
sal e pimenta a gosto
tempero para carne

Começe fritando o bacon e a carne, quando estiver dourado, acrescente o alho e a cebola picada.
Como eu usei uma carne um pouco mais firme, deixei cozinhando na pressão por 15 minutos. 
Depois da carne cozida, acrescente o arroz, deixe fritar um pouco, acrescente os temperos, a cenoura (nessa hora, pode acrescentar outros ingredientes de sua preferência, como tomate picado, pimentão,etc...).

Acrescente a água, de 4 a 6 xícaras aproximadamente(isso depende muito do tipo do arroz usado, mas geralmente são 2 xícaras de água para 1 xícara de arroz). Eu gosto de ir acrescentando a água aos poucos, e mexer de vez em quando, porque isso faz com que fique com uma textura mais cremosa.
Depois da água secar é só servir. E bom apetite pra todos!




2 comentários:

  1. que delicia de arroz... Eu sempre fiz com restos de churrasco, tambem fica bom ...

    abraço
    Daniel Moura

    ResponderExcluir
  2. Sim, ate prefiro, com as sobras do churrasco, mas aqui é meio dificil fazer churrasco, nao existem churrasqueiras e agora com o frio, neve...é como diz o velho ditado "Quem não tem cão, caça com gato."...rsrsrs.

    ResponderExcluir