quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Alimentação correta na TPM.

Calma leitora, ou leitor...esse continua sendo o blog Sabores e Aromas, mas fiz esse blog com o intuíto de escrever sobre tudo o que estivesse relacionado a alimentação...ou seja, uma boa saúde, depende também de uma boa alimentação.
Para nós, mulheres, a boa alimentação pode ajudar também a nos manter livres de todos aqueles sintomas da TPM. E não são poucas que sofrem com isso, aproximadamente 30% das mulheres reclama dos sintomas típicos da tensão pré menstrual, entre eles, estão as dores nas pernas, nos seios, inchaço, irritação, dor de cabeça, entre outros...
A boa noticia é que conseguir alivio para estes sintomas é muito mais facil do que se imagina...Quase todos os sintomas da TPM, tem alguma relação com os nutrientes da nossa alimentação, que podem estar sendo consumidos em excesso, ou escasses. Nervosismo, irritabilidade, choro, geralmente são causados pela baixa do cálcio e da vitamina B6 no organismo, que podem ser facilmente encontrados no leite, no iogurte, queijo, vegetais verdes e o tofu, também são ricos nesses nutrientes. O consumo deve ser feito em torno de 10 dias antes da menstruação...pois é mais ou menos nessa época que começamos a chorar por qualquer coisa e brigar com todo mundo.
Já as carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja, são ótimas fontes de vitamina B6. O magnésio pode ser encontrado nos vegetais verdes, manga, milho, e no abacaxi. Além de serem ricos em fibras, esses alimentos ajudam na limpeza do intestino e mandam embora também o estrogênio, o causador da TPM. Se bateu aquela vontade comer chocolate, não estranhe, é por falta do magnésio nas células. Além de prejudicar o equilibrio, a falta desse nutriente também prejudica a absorção do cálcio. Como o cacau é relativamente rico nesse nutriente, o organismo pede um doce, na tentativa de reverter o quadro.
Mas atenção: o chocolate não serve como remédio, e deve ser consumido moderadamente, pois em excesso aumenta as taxas de gordura, contribuindo assim, para o aumento da acne. A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros), também é altamente recomendável para diminuir a sensação de peso e edemas.
O ideal seria, se todas nós lembrássemos de consumir esses alimentos durante todo o mês, mas caso não seja possível, consumir de 15 a 10 dias antes da menstruação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário