quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Acerte no tempero e na mistura...e vire fã de saladas.

Salada

Foi-se o tempo em que apostar nas saladas para detonar os quilinhos extras e manter a saúde equilibrada era um esforço sem nenhum gostinho em troca. Contando com um time de ingredientes adequados, você pode incrementar seu prato de vegetais, deixando-o repleto de nutrientes, com sabor de sobra e calorias de menos. O segredo para fazer saladas atraentes e gostosas é combinar diversos tipos de folhas e usar alguns ingredientes como acompanhantes. Misture, em uma mesma salada, alface, agrião, acelga, rúcula, almeirão e radichio, é só usar a imaginação...e é lógico o bom gosto..
 Ai vão algumas dicas para as pessoas que não gostam de ousar na hora de preparar o prato de folhas. É só misturar diferentes tipos de alface, como a crespa, a lisa, a americana e a roxa .

Tempero nelas Investir no tempero é uma das principais maneiras de dar um sabor extra à salada. Além do azeite e vinagre de vinho (branco ou tinto), uma boa pedida é o  vinagre balsâmico, suco de limão, vinagrete e molhos à base de iogurte.
Para quem não gosta de ter trabalho nenhum na cozinha, uma outra solução: Já existem no mercado, diversos molhos com baixo valor calórico. É só escolher o seu favorito.

Ervas em ação

Aproveitar os benefícios das ervas e de quebra dar um quê a mais na salada, é outra dica. Abuse das ervas como endro, coentro, manjericão, mostarda, hortelã, salsinha e erva-doce.
A maior vantagem desses ingredientes é agregar sabor ao prato, mas, além disso, as ervas apresentam propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres (moléculas capazes de provocar diversos malefícios ao organismo, desde o envelhecimento até o câncer).

Vez dos legumes, das leguminosas e até das frutas

Leguminosas como lentilha, feijão e soja cozidas também são boas pedidas para fazer parte das saladas, pois são alimentos ricos em nutrientes e em sabor.
A lista de legumes que podem dar uma força para sua salada é bastante variada, contando com a abobrinha, berinjela, cenoura, batata e beterraba. Com cores bem diversificadas, eles deixam a refeição mais apetitosa aos olhos e, claro, que o paladar também agradece.
Para ousar e dar um sabor docinho à salada, acrescente frutas. Abacaxi, maçã, abacate, manga são boas opções. O gostinho da combinação surpreende e conquista quem nunca experimentou.

Saladas que valem por um prato principal

Se a sua intenção é montar a salada com todos os nutrientes contidos numa refeição principal, não se esqueça de lançar mão das proteínas e dos carboidratos. É importante saber que, além das folhas, a salada que vai substituir o prato principal precisa ter um tipo de carne (representantes das proteínas) e alguma fonte de carboidratos, como a batata.

Veja, a seguir, duas opções de saladas que podem entrar no cardápio como prato principal e ajudar você a emagrecer.

Salada com molho de iogurte e ervas

Ingredientes

2 folhas de alface
3 ramos de agrião
4 fatias de abobrinha cozida
1 colher (sopa) de cenoura cozida
3 fatias de tomate
1/2 maçã corada em meia lua
1 filé de peito de frango grelhado

Molho de Iogurte com Ervas
1/2 copo de iogurte desnatado
1 colher (sobremesa) de hortelã picada
1 colher (sobremesa) de manjericão
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo

Molho de iogurte: coloque os ingredientes em um recipiente e mexa muito bem até a mistura ficar homogênea. Em seguida, coloque os ingredientes da salada em um prato e regue com o molho de iogurte.

Salada de acelga, laranja e salmão com molho de mostarda
Ingredientes 3 folhas de acelga picadas
1 laranja em pedaços
2 colheres (sopa) de milho verde
3 castanhas de caju picadas
1 posta (100 g) de salmão grelhado

Molho de Mostarda
1 colher (chá) de azeite
1 colher (café) de mostarda
1 colher (sobremesa) de água
1 colher (sobremesa) de salsinha picada

Modo de Preparo

Molho de mostarda: coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Em um prato, disponha os ingredientes da salada. Desmanche o salmão em lascas. Sirva com o molho de mostarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário